terça-feira, 3 de abril de 2007

TECIDO CARTILAGINOSO

Agora que já fiz uma abordagem generalizada sobre as articulações na sua forma macroscópica,irei tratar da forma microscópica dos componentes articulares.
Devemos lembrar primeiramente,que os tecidos que vão compôr as cartilagens (ósseo e cartilaginoso) são ESPECIALIDADES do TECIDO CONJUNTIVO, o qual é caracterizado pela presença de muita matriz extracelular,por ser vascularizado e inervado.

Ao tratarmos da micromorfologia das articulações,falaremos de dois tecidos que compõe este sistema: o TECIDO ÓSSEO E O TECIDO CARTILAGINOSO.
Primeiramente,será abordado os aspectos do TECIDO CARTILAGINOSO.
O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida.Desempenha a função de suporte de tecidos moles,reveste superfícies articulares onde absorve choques e facilita os deslizamentos,, e é essencial para a formação e o crescimento dos ossos longos.Como os demais tipos de conjuntivo,o tecido cartilaginoso contém células,os CONDRÓCITOS, e abundante material extracelular,que constitui a matriz.As cavidades da matriz ocupadas pelos condrócitos são chamadas LACUNAS.Uma lacuna pode conter um ou mais condrócitos.

FUNÇÕES DO TECIDO CARTILAGINOSO

As funções do tecido cartilaginoso dependem principalmente da estrutura da matriz, que é constituída por colágeno ou colágeno mais elastina,em associação com macromoléculas de proteoglicanas (proteínas + glicosaminas) e glicoproteínas adesivas.Como o colágeno e a elastina são flexíveis, a consistência firme das cartilagens se deve,principalmente,às ligações esletrostáticas entre as glicosaminoglicanas sulfatadas e o colágeno,e à grande quantidade de moléculas de água presas a essas glicosaminoglicanas(água de solvatação), o que confere turgidez à matriz.

O tecido cartilaginoso não possui vasos sangüíneos,sendo nutrido pelos capilares do conjuntivo envolvente(pericôndrio) ou através do líquido sinovial das cavidades articulares.Em alguns casos,vasos sangüíneos atravessam as cartilagens,indo nutrir outros tecidos.O tecido cartilaginoso é desprovido de vasos linfáticos e de nervos.
As cartilagens(exceto as articulares e a cartilagem fibrosa) são envolvidas por uma bainha conjuntiva que recebe o nome de PERICÔNDRIO,o qual continua gradualmente com a cartilagem por uma face e com o conjuntivo adjacente pela outra.






Alguns aspectos micromorfológicos dos tecidos ósseo e cartilaginoso, que compõe as articulações:




Foto: Micrografia de Cartilagem Hialina
Fonte: www.kumc.edu/instruction/medicine/anatomy/histoweb/index.htm

REFERÊNCIAS:Junqueira, L. C.; Carneiro, José.



pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Um comentário:

Prof. Cláudio Yudi disse...

Olá Muh,

Está de parabéns! MUH!

Coloque mais:

conteúdo
fotos
desennhos
micromorfologia
comparações entre as espécies

LEMBREM-SE DE COLOCAR AS REFERÊNCIAS

consultem os livros

Att.

Prof. Cláudio Yudi

Muh!