sábado, 7 de abril de 2007

Continuação TECIDO CARTILAGINOSO

Hoje,continuarei tratando do aspecto micromorfológico do tecido cartilaginoso.

CARTILAGEM HIALINA

A fresco,a cartilagem hialina é branco azulada e translúcida.Forma o primeiro esqueleto do embrião,que posteriormente vai ser substituído por um esqueleto ósseo.Entre a diáfise e a epífise dos ossos longos em crescimento observa-se o DISCO EPIFISÁRIO,de cartilagem hialina,que é responsável pelo crescimento do osso em extensão.

Onde a cartilagem hialina é encontrada?
A cartilagem hialina é encontrada principalmente na parede das fossas nasais,traquéia e brônquios,na extremidade ventral das costelas e recobrindo as superfícies articulares dos ossos longos.



O que compõe a cartilagem hialina?
A cartilagem hialina é formada,em 40% do seu peso seco,por fibrilas de colágeno tipo II associadas a proteoglicanas muito hidratadas e a glicoproteínas adesivas.Nos preparados comuns,o colágeno não se distingue porque está principalmente sobre a forma de fibrilas de dimensões submicroscópicas,e além disso,as fibrilas tem índice de refração muito semelhante ao das macromoléculas que as envolvem.
Em adição ao colágeno,a matriz contém glicosaminoglicanas combinadas por covalência com proteínas,formando proteoglicanas.Cada molécula de proteoglicana consiste em uma parte central protéica(cerne),de onde irradiam numerosas moléculas não ramificadas e relativamente curtas de glicosaminoglicanas sulfatadas(condroitinsulfato e queratossulfato).As moléculas de proteoglicanas parecem escovas de limpar tubos de ensaio,onde a proteína (cerne protéico)representa a parte central e as moléculas de glicosaminoglicanas sulfatadas correspondem aos pêlos da escova.Até 200 dessas proteoglicanas podem estabelecer ligações não covalentes com uma única molécula de ácido hialurônico,que é uma glicosamina não sulfatada e de alto peso molecular,para formar uma molécula enorme de agrecana.As moléculas de agrecana,um agregado molecular muito importante para manter a rigidez da matriz cartilaginosa,interage com as fibrilas colágenas.


O alto conteúdo de água de solvatação das moléculas de glicosaminoglicanas atua como um sistema de absorção de choques mecânicos,ou mola biomecânica,de grande significado funcional,principalmente nas CARTILAGENS ARTICULARES.

Outro componente importante da matriz da cartilagem hialina é a glicoproteína adesiva condronectina,uma macromolécula com sítios de ligação para condrócitos,fibrilas colágenas e glicosaminoglicanas.Assim,a condronectina participa da associação do arcabouço macromolecular da matriz aos condrócitos.
Em torno dos condrócitos existem zonas estreitas,ricas em proteoglicanas e pobres em colágeno.Essas zonas mostram basofilia,metacromasia e a reação P.A.S. mais intensas do que o resto da matriz,sendo impropriamente chamadas de cápsulas,porque inicialmente se acreditava que constituíssem uma parede envolvendo as células.

Os condrócitos sintetizam e renovam as macromoléculas da matriz cartilaginosa.

Na periferia da cartilagem hialina,os condrócitos apresentam forma alongada,com o eixo maior paralelo à superfície.Mais profundamente,são arredondados e aparecem em grupos de até oito células,chamados grupos isógenos,porque suas células são originadas de um único condroblasto.
As células e a matriz cartilaginosa sofrem retração durante o processo histológico,o que explica a forma estrelada dos condrócitos e seu afastamento da cápsula.In vivo,os condrócitos enchem totalmente as lacunas.A superfície dos condrócitos parecem regular ao microscópio óptico,porém o eletrônico mostra reentrâncias e saliências.Maiores e mais freqüentes nos condrócitos jovens.Essa disposição aumenta a superfície dos condrócitos,facilitando as trocas com o meio extracelular,o que é importante para a nutrição dessas células,tão afastadas da corrente sangüínea.Os condrócitos são células secretoras de colágeno,principalmente do tipo II,proteoglicanas e glicoproteínas,como a condronectina.

Pericôndrio

Todas as cartilagens hialinas,exceto as cartilagens articulares,são envolvidas por uma camada de tecido conjuntivo,denso na sua maior parte,denominado pericôndrio.Além de ser uma fonte de novos condrócitos para o crescimento,o pericôndrio é responsável pela nutrição da cartilagem,por sua oxigenação e pela eliminação dos refugos metabólicos,porque neles estão localizados vasos sangüíneos e linfáticos,inexistentes no tecido cartilaginoso.
O pericôndrio é formado por tecido conjuntivo muito rico em fibras de colágeno tipo I na parte mais superficial,porém gradativamente mais rico em células à medida que se aproxima da cartilagem.Morfologicamente,as células do pericôndrio são semelhantes aos fibroblastos,porém as situadas mais profundamente,isto é,próximo à cartilagem,podem facilmente multiplicar-se por mitoses e originar condrócitos,caracterizando-se assim,funcionalmente,como condroblastos.

Os condrócitos obtêm energia da glicose principalmente por anaerobiose.


REFERÊNCIAS:Junqueira, L. C.; Carneiro, José




Foto:Cartilagem Hialina da Traquéia de Um Cão.

Legenda:
Seta azul:pericôndrio
Seta verde:matriz cartilaginosa hialina

Fonte:www.cienciasmorfologicas.blogspot.com



Foto:Cartilagem hialina.
Fonte:http://www.kumc.edu/instruction/medicine/anatomy/histoweb/index.htm

Fotos tiradas por mim no laboratório de micromorfologia no dia 25/04:








CARTILAGEM ELÁSTICA

A cartilagem elástica possui pericôndrio e está menos sujeita a processos degenerativos.Encontrada por exemplo,na epiglote.



Foto tirada por mim no laboratório de micromorfologia,em dia de monitoria.

CARTILAGEM FIBROSA

A cartilagem fibrosa é encontrada nos discos intervertebrais.Não possui pericôndrio.
Ela é constituída de fibras colágenas do tipo 1 e fibras elásticas na matriz.É um tecido bastante resistente.




Fotos retiradas do site:
http://www.lab.anhb.uwa.edu.au/mb140/CorePages/Cartilage/Cartil.htm




pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário: